sexta-feira, 8 de maio de 2009

trabalho de portugues

RESUMO
ÉRAMOS SEIS

É uma historia de uma família de seis pessoas em qual nelas eram Julho, Julinho, Izabel, Carlos, Alfredo e sua mãe Lola.
Essa família morava numa avenida chamada Angélica. A mamãe Lola passou pela sua antiga casa e a manha estava muito clara e radiosa.
Havia um ar de luminosidade e o zumbido dos insetos, o canto dos pássaros e o riso das crianças, o jardim da “nossa casa” era insignificante e pequeno, mas para nos era encantador com algumas roseira e um canteiro de cravos, quando os cravos começavam a abrir as crianças vinham me contar que cor que era !!! Olhei as janelas e meu olhar passou através delas, e se alongou.
Revi a nossa vida, todos os anos longos da nossa vida, sorri ao ver os degraus da entrada gastos, ate me lembro quando Carlos caiu e ficou com um baita galo na cabeça.
As janelas da frente eram do escritório de Julho meu marido. Passei pelo corredor para onde davam nossos quartos e entrei na copa, então vi Izabel com 3 anos, os cabelos castanhos presos por uma fita vermelha sentada a volta da mesa e dizendo que não queria comer.
Julinho que já tinha 5 anos comia tudo o que estava no prato, e as vezes ainda pedia mais. Tudo isso me passou pela imaginação num instante enquanto olhava nossa casa batida de sol e um cheiro de flores, fui tomar o bonde para voltar, não podia ficar ali olhando o dia inteiro.
Enquanto eu ia andando eu comecei a pensar que os meus também foram embora, a vida os levou-os e se espalharam pelo mundo, menos Carlos que já não existe mais.
Quanta saudade eu tenho desse tempo, quando meus filhos eram crianças e vivíamos todos juntos com Julho. Julho era muito rígido, ele implicava com os filhos do jeito que eles comiam, e o tempo foi passando ate que Julho faleceu.
Todos nos ficamos tristes por perdermos o homem da casa, demorou meses para nos se recuperarmos da grande tristeza, Izabel já crescida uma moça vaidosa casou-se e foi-se, hoje é mais alta e mais forte, parece mais mulher trabalha e esta bem.
Alfredo tem o que quer sem responsabilidade e sem pensar no futuro,sem se preocupar com o que ficou para trás, vivi o sabor da aventura.
Julinho é negociante ganha bastante dinheiro e já tem automóvel, mora numa bela casa com certeza será rico muito rico.
Carlos foi o único que não escolheu foi escolhido e hoje já dorme, tem tudo.
Eu, não vivi só tenho os quatros rostos risonhos em cima da minha mesa do meu quarto, sorriam para mim todos os dias.
Vejo os meu sonhos se delatando ...

4 comentários:

  1. Éramos seis é livro de maria jose A obra foi premiada pela Academia Brasileira de Letras.
    Júlio conduz com autoridade a sua família, exigindo disciplina e obediência de seus filhos e de sua mulher e apesar de sustentar a casa economizando nas despesas, gasta parte do que ganha com jogos e bebidas.

    A fortaleza do lar, com certeza é Dona Lola, a mulher carinhosa e amorosa que amansa os conflitos diários, conseguindo encontrar na triste causa pela morte do marido um motivo a mais para lutar pela sobrevivência de todos.

    Éramos seis é como se fosse a história da vida de cada um, a briga entre irmãos, a proteção dos pais, os valores passados por eles, a saída de casa e a certeza de que o fim é inevitável.
    Eu gostei muito do livro !!!
    é um livro meio parado mas é muito sentimental.
    POR : LINDOLFO GONÇALVES DIAS NETO

    ResponderExcluir
  2. Eramos seis
    Na minha opinião esse livro não foi muito bom achei muito parado sem aventuras, sem emoção .
    Conta a historia de uma mulher que sofria por causa do seu marido e os 4 filhos, ela começa a contar sobre a chegada de seus irmãos ao casamento da tia, e as formaturas de seus filhos.
    O livro também mostra as historias de aperto da família, em alguns relatos de comedia, é só assim, o livro é meio extenso, só conta a vida da família que vai sendo destruída após a morte de Julho esposa de dona Lola.
    POR: JEFFERSON BRAGA

    ResponderExcluir
  3. Gostei um pouco ,mais na minha opiniao nao é um bom livro,Esse livro é muito rígído com as pessoas ,ele só coloca autoridade na casa:O sr. Júlio conduz com autoridade a sua família, exigindo disciplina e obediência de seus filhos e de sua mulher e apesar de sustentar a casa economizando nas despesas, gasta parte do que ganha com jogos e bebidas.

    A fortaleza do lar, com certeza é D. Lola, a mulher íntegra e amorosa que ameniza os conflitos diários, conseguindo encontrar no desalento causado pela morte do marido um motivo a mais para lutar pela sobrevivência de todos.

    Éramos seis é como se fosse a história da vida de cada um, a briga entre irmãos, a proteção dos pais, os valores passados por eles, a saída de casa e a certeza de que o fim é inevitável.
    POR:JOSÈ CARLOS NOGUEIRA

    ResponderExcluir
  4. Eu nao gostei muito desse livro porque ele é parado nao tem muita ação so fica falando da vida de uma familia com seis pessoas igual as outra familias.
    conta a historia de um pai rigido que dirigia a sua casa com rigidez, e dona Lola que era sua esposa sempre tentando aconselhar os filhos para eles nao discutirem com os seu pai.
    se voçês quiserem ler esse livro podem ler mas eu nao gostei.
    POR: EVERSON GOES

    ResponderExcluir